Design para o bem-estar: desafios enfrentados ao projetar para o estímulo a forças de caráter.
- PPG Design Unisinos
- 18 de mar. de 2021
- 1 min de leitura
Foi publicado, no volume 121 da revista Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación, o artigo intitulado Design para o bem-estar: desafios enfrentados ao projetar para o estímulo a forças de caráter. (p. 149)
O artigo foi escrito pelos professores do PPG Design Unisinos Leandro Miletto Tonetto e Filipe Campelo Xavier da Costa, pela doutoranda do PPG Design Unisinos Roberta Rech Mandelli e pelos alunos egressos do mestrado Bruno Lorenz e Valentina Marques da Rosa.
Forças de caráter são traços pessoais que indicam como as pessoas lidam com adversidades. Quando aplicam essas forças no cotidiano, seu bem-estar tende a ser desenvolvido, o que pode ser estimulado através do Design, segundo uma área emergente denominada Positive Design. Este artigo tem como objetivo investigar os desafios encontrados ao projetar para estimular forças de caráter. Sete profissionais graduados, todos estudantes de mestrado, foram preparados para desenvolver projetos na área. A pesquisa foi baseada na observação da prática desses designers durante suas atuações em workshops projetuais, que tiveram uma temática social como estímulo. Nessas ocasiões, uma mulher transgênera atuou como usuária do projeto e apontou oportunidades para o desenvolvimento de seu bem-estar. As atividades foram registradas em vídeo e acompanhadas por dois observadores. Os resultados indicam que os projetos desenvolvidos foram adequados para estimular o bem-estar da usuária e discutem os desafios encontrados durante o projeto.

Comments